Aconteceu no dia 9 de abril de 2024, às 19h30, na Biblioteca da Unespar, Campus de Paranavaí, o lançamento de Nasci em 62 : sessenta e dois sonetos e um sonetilho, do poeta paranavaiense Giuseppe Caonetto.
O evento integrou o calendário cultural do Município de Paranavaí e fez parte do Abril Literário, uma realização da Fundação Cultural de Paranavaí.
O cerimonial foi conduzido pela Professora Luciana Ferreira Leal, Chefe de Divisão de Extensão e Cultura da Unespar, Campus de Paranavaí, e contou com a presença da Professora Maria Antonia Ramos Costa, Diretora Geral do Campus da Unespar, e de Rafael Torrente, Presidente da Fundação Cultural, que fizeram uso da palavra, dentre outras lideranças atuantes nas áreas culturais, especialmente nas letras e nas artes.
Antes da sessão de autógrafos, o autor dirigiu-se ao público, com a presença de grande número de alunos e alunas do curso de Letras, destacando sua trajetória, como aluno egresso e servidor da Justiça do Trabalho, até este retorno memorável para o lançamento de seu livro de sonetos.
Sob a coordenação de Rosi Sanga, Diretora da Fundação Cultural de Paranavaí, houve a leitura de três sonetos do livro, com a participação da Rosi, além da Val Barbosa e Helena Neves.
Ao final, Giuseppe Caonetto ofereceu à instituição um quadro com o Soneto (r)egresso, escrito na noite do dia 8, como homenagem à instituição que o recebeu como aluno e em retribuição à calorosa acolhida, quase 35 anos após a conclusão do curso de Letras.
Soneto (r)egresso
O tempo me viu partir. Volto agora,
marquei encontro com versos perdidos,
escritos no pó do giz, diluídos
nos ensinamentos que tive outrora.
Um dia o tempo me levou embora.
Trago em mim os caminhos percorridos.
As sementes germinaram. Colhidos,
velhos sonetos desaguam na aurora.
Se aqui estou, onde a minha mocidade
resgatou-me para esta plena idade,
tal como pétalas de uma tulipa,
fui forjado – eu e minha identidade –
na água a jorrar desta Universidade:
agora, Unespar; pra sempre, Fafipa.
Giuseppe Caonetto









































































































































































































Deixe um comentário