Cidade Poesia

A Doarte Edições tem sua sede na cidade de Paranavaí, localizada na região Noroeste do Estado do Paraná, conhecida no cenário cultural brasileiro pela realização do mais longevo festival lítero-musical do país, o FEMUP, criado em 1966.

Nas primeiras sete edições o Festival de Música e Poesia de Paranavaí tinha como objetivo difundir a poesia e incentivar a arte literária, tanto que, em 1969, houve a criação do Concurso Literário de Contos. Até 1972 a música não era uma categoria, e as apresentações musicais tinham como objetivo atrair público, além de dar aos artistas locais a oportunidade de mostrar seu talento e divulgar seu trabalho. A partir de 1973, a música passou a integrar o festival, no mesmo formato da poesia e contos, premiando-se os primeiros colocados.

Com a criação da Fundação Cultural de Paranavaí, e considerando-se que a cada ano o FEMUP ganhava maior projeção no cenário nacional, a entidade passou a organizar o festival e o concurso literário a partir de 1987, com o incremento da premiação em dinheiro, além do troféu Natividade, popular e carinhosamente chamado de Barriguda, criado naquele ano pelo artista plástico Saulo Suguimati, que utilizou um pino de boliche para esculpi a peça original, mantida no acervo histórico-cultural da cidade.

Atualmente, no FEMUP são selecionados e premiados: 24 canções (12 da categoria Regional e 12 da categoria Nacional), 12 poemas (3 da categoria Regional e 9 da categoria Nacional) e 8 contos (3 da categoria Regional e 5 da categoria Nacional).

Pela longevidade do festival, em sua 58ª edição ininterrupta, Paranavaí passou a ser chamada de Cidade Poesia. A proposta foi apresentada por Paulo César de Oliveira, líder do Grupo Gralha Azul, uma das maiores referências musicais do Paraná, na condição de Presidente da Fundação Cultural de Paranavaí, e recebeu a aprovação do Conselho Municipal de Cultura.


Publicado

em

por